sábado, 19 de maio de 2012

VOCÊ SABIA ...


Que Jesus não nasceu em 25 de dezembro?

Em Lucas 1:26-31, o anjo anuncia que Maria engravidaria:

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.

Pelo calendário Judaico, o sexto mês equivale à Setembro, portanto, Jesus teria nascido em maio ou junho.

Entre os pagãos, o dia 25 era a data em que o Sol se encontrava mais fraco, porém pronto para recomeçar a crescer e trazer vida às coisas da Terra. Durante a data, que acabou conhecida como o Dia do Nascimento do Sol Invicto, as escolas eram fechadas e ninguém trabalhava, eram realizadas festas nas ruas, grandes jantares eram oferecidos aos amigos e árvores verdes - ornamentadas com galhos de loureiros e iluminadas por muitas velas - enfeitavam as salas para espantar os maus espíritos da escuridão. Os mesmos objetos eram usados para presentear uns aos outros.

Apenas após a cristianização do Império Romano, realizado por Constantino, o 25 de dezembro passou a ser a celebração do nascimento de Cristo. A troca de presentes passou a simbolizar as ofertas feitas pelos três reis magos ao menino Rei Jesus, assim como outros rituais também foram adaptados do paganismo para o pseudo cristianismo.

As festividades pagãs de Saturnália (17 à 24 de dezembro) e Brumália (25 de dezembro) estavam demasiadamente arraigadas nos costumes populares para serem suprimidos pela influência cristã. Essas festas agradavam tanto ao povo que os cristãos viram com simpatia uma desculpa para continuar celebrando-as sem maiores mudanças no espírito e na forma de sua observância.

Portanto, a escolha da data do dia 25 de dezembro para o nascimento de Jesus por Constantino, nada mais foi que um golpe político para que os pagãos do Império Romano absorvessem melhor a nova doutrina que estava se formando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário