terça-feira, 1 de maio de 2012

Tudo sobre Dálits: Sistema de Castas da Índia, Intocáveis e Funções




.
.
…………..Com certeza você já ouviu a respeito da cultura indiana. Repleto de dogmas e tradições, o povo da Índia possui muitos costumes que muitas vezes são interpretados por nós do Ocidente com certa estranheza e muita gente mal consegue acreditar que seja verdade.
…………..Um bom exemplo disso são as Castas. Apesar de não existir apenas na Índia, mas também no Nepal e em outros países de religião Hindu, é lá que ele tem o maior número de adeptos. O sistema do hinduísmo defende que o corpo do deus Brahma ou Purusa foi dividido em várias partes.
.
.
…………..Os seus membros deram origem às quatro castas principais: A sua boca ou cabeça tornou-se o brahmana ou Brâmanes, os seus braços se transformaram no ksatrya ou Xátrias, as suas coxas em vaisya ou Vaixás e dos pés nasceu o sudra ou Sudras. Existiu porém, um grupo que ficou de fora dessa divisão por ser considerado “a poeira sob os pés”, os párias ou Dálits.
.
.
…………..Os Dálits não foram originados do corpo de Brahma e por isso não pertencem à casta alguma. Também chamados de Intocáveis, eles são considerados impuros e por isso ninguém ousa tocá-los e eles realizam as tarefas mais desprezíveis. Coveiros e recolhedores de resíduos, eles chegaram a ser chamados de Harijan, “filhos de Deus” porMahatma Gandhi.
.
.
…………..Esse grupo é formado por aqueles que violam o sistema de castas. Por serem hereditárias e engógamas, as castas passam de pais para filhos e só permitem casamentos entre pessoas do mesmo grupo. Apesar de não ser aprovado pela Constituição Indiana, o sistema ainda é mantido com força em alguns países.
.
…………..Como vivem os intocáveis:
…………..Por serem considerados impuros, os Dálits só executam tarefas consideradas indignas pelo resto da população. Além de terem que estar em contato constante com os mais variados tipos de coisas nojentas, eles têm que cuidar dos mortos, sejam eles pessoas ou animais.
.
.
…………..Os Dálits também não podem ser tocados por pessoa de outras castas e nem siquer pisar na sombra de algum deles. Por se tratar de uma tradição muito forte, os intocáveis não contam com qualquer interveção e são totalmente excluídos e discriminados.
…………..Resignados, eles só podem usar as roupas que encontram nos mortos e todos seus objetos são quebrados e deteriorados. Eles são proibidos de entrarem em templos ou lugares públicos onde estiverem indivíduos de outras castas. Nem mesmo a água eles podem compartilhar com as outras pessoas.

2 comentários:

  1. Pra entender a história da ÍNDIA e de muitas civilizações antigas como CHINA Asteca Maias ,Incas,ETC. precisamos voltar NO TEMPO.
    Estamos falando de 120 anos depois do Dilúvio.

    Na cultura e literatura védica é explicado nos antigos rolos que No Rig-Veda (10.63.1),que Manu(NOÉ) é o primeiro dos reis e videntes. Ele e sua família foram sobreviventes do dilúvio mundial, como mencionado no Shatapatha Brahmana (1.8.1). Assim, um novo começo para a raça humana veio de Manu(NOÉ) e toda a humanidade descende dele.
    Fazendo uma observação até aqui vemos alguma semelhança,porém vemos um detalhe importante, Os vedas não esclarecem nos escritos antigos a verdadeira estoria tal como quem era o DEUS de MANU(NOÉ) Eles fazem uma grande confusão, não sabemos se é devido o grande espaço de tempo ou anos talvez. Sabemos que Manu(Noé) adorava o DEUS do céu que aparente mente possa até ter a ver com o Trimúrti (em sânscrito: Trimurti, lit. "três formas") não como eles mostram nas figuras que vemos,criados por eles (védicos.
    De acordo com outras grandes religiões por ex, os relatos registrado no Rig-Veda (10.63.1), está em conformidade com fato do grande Dilúvio como também o fato de 8 almas serem salvas, já que os vedas não confirmam isto.
    Na tradição mitológica védica diz: Então Manu lhe perguntou quem era ele, e o peixe revelou ser Viṣṇu, contando então que ia ocorrer uma grande inundação na Terra, e instruiu Manu(NOÉ) para coletar sementes, plantas medicinais e animais, para salvá-los em um barco.
    Os védicos mudaram a estoria real em algo criativo,porém fantasioso.
    Se voltarmos na estoria veremos que 120 anos depois do dilúvio um dos filhos de Noé ,Cam gerou a Cuxe que foi pai de um grande rei,seu nome NINROD.
    Este já tinha deixado de andar nos caminhos do Criador,fazendo um grande povo também se rebelar contra o MESMO.
    Construíram várias pirâmides porém NINROD foi mais ousado. Era toda terra num só idioma (isso os vedas tanbém não menciona) vemos que aqui há sentido,e entendemos porque hoje se vê as mais variadas formas de línguas e idiomas. Se a civilização realmente deu inicio a partir da Índia como dizem alguns teólogos indianos ,então explicam os idiomas.
    Na hestória das grandes religiões está registrado que DEUS desceu para ver os amotinados e reagiu mudando os idiomas, parando a construção e esparramando os povos.Daí entendemos que os povos esparramados tomaram rumos ignorados vindo muitos deles a serem descoberto por hestoriadores,antropólogos,etc do lado de cá do globo. Vemos os maias, incas, astecas , machu picchu etc, com suas pirâmides trazendo consigo as crendices que adotaram ainda nos tempos de NINROD. Se entende pois que os ascendentes dos VEDAS poderá ser parte desses povos que foram banidos com seus idiomas talvez já mudados por DEUS de manu(Noé) indo povoar aquelas regiões.Essa pode ser a verdadeira estoria que eles(vedas) mudaram a quase 5.000.
    Vemos que a ÍNDIA verdadeira não é aquela que os cartões postais ou rede globo mostra. A realidade desse povo que sofre é outra. Seus deuses cada vez mais recebendo sacrifícios e nada fazem por mudar a realidade desse povo Fascinante. Acada dia aparece um deus diferente nesse lugar.
    Esses povos precisam da ajuda imediata do verdadeiro DEUS de Manu(NOÉ)pois ELE os criou portanto os amam.

    ResponderExcluir
  2. O DEUS verdadeiro não abandonou seu povo,oque ocorre é que se deu ao contrário.
    Vemos aqui no ocidente,nações que alegam professar fé em DEUS porém suas atitudes não condiz .
    Já a séculos governantes tem virado as costas pra ele e nações inteiras tem sofrido por isso.
    Porque então ELE não intervem ?
    Porque a nação não clama.
    Quem não reclama é porque está satisfeito acomodando no sofrimento.
    Sua palavra diz: Tornai para mim diz o SENHOR e EU tornarei para voz.
    Deus respeita o livre arbítrio,mas aqui uma advertência ,Sofrerás detrimentos
    se o caminho que escolher for errado,não esqueça disso.

    ResponderExcluir