terça-feira, 15 de maio de 2012

Receitas saudáveis, alimentos nobres


alt
Se perguntássemos para um professor de Física: “Quem sou eu?”. Ele sem pestanejar responderia: “Você é luz”.
Diz o primeiro livro da Bíblia que, quando Deus criou o homem e a mulher, já havia criado luz, as estrelas, planetas, o ar, a terra, metais, plantas e os animais.
Ali está o grande Universo com suas leis, seus elementos, sua vida própria. O homem e a mulher aparecem no auge da criação, no sexto dia, diz o livro dos Gênesis. Feitos à imagem e semelhança do criador, dotados das mesmas leis, dos mesmos elementos das outras criaturas, mas, muito além, dotados de inteligência e liberdade!
Além de sermos luz, nosso corpo é encapsulado por camadas de luz. Temos um verdadeiro arco-íris ao redor de nosso corpo físico, a nossa aura. Quanto mais saúde, mais esta luz brilha e contagia quem se aproxima de nós.
Ao abrirmos os olhos todos os dias, podemos dar graças a Deus pela luz, que estimula os nervos óticos e nos permite perceber as formas infinitas que rodeiam nossa existência; parece que tudo sai do anonimato, da escuridão da noite e retoma a vida com todo esplendor das cores do universo, a cada dia.
Há muito, a ciência provou que na essência da matéria temos o átomo, invisível aos nossos olhos, com uma síntese de luz. Hoje a ciência nos abre outra porta, a energia quântica, indo além da matéria palpável, provando a força que existe até em nosso pensamento.
Num dia lindo, caminhando com um grupo para a montanha, os raios de sol vinham do leste, aquecendo nosso corpo pelas costas, fazendo que nossa própria sombra caminhasse à nossa frente. Começamos a brincar com a sombra, procurando pisar nos braços, na cabeça, mas..., apesar de a sombra partir dos pés da pessoa, não se conseguia pisar na própria sombra. Quanto mais forte a luz do sol, mais a sombra se projeta. Outras pessoas com facilidade pisavam na sombra dos outros, enquanto que na própria era difícil. Muitas vezes as sombras se misturavam ou se projetavam sobre os mais próximos. Várias fotos foram tiradas das sombras das pessoas.
Ao avaliar o dia, essas fotos da luz e da sombra ajudaram o grupo a refletir sobre sua própria vida. Dizia um: “Eu percebo que podemos considerar que dentro de nós temos duas fontes que alimentam nossas vidas nossas ações. Uma fonte podemos chamá-la de ‘luz’, que é o Espírito de Deus em nós, na nossa própria essência divina; dela emana todo bem,  a harmonia, a paz, a felicidade! São Paulo, em Rom 8, diz que o Espírito daquele que ressuscitou Jesus mora em nós...Gosto muito de uma comparação que diz: ‘Eu sou como um orifício da flauta através do qual passa o sopro de Jesus. Ouça a música’’’!
Quando alimentamos nossa vida nesta fonte, “o Reino de Deus que está em nós” Faz-se presente por três situações: acolhida, prazer e entusiasmo. Por mais difícil que possa parecer um trabalho, se abrirmos o coração e o acolhemos, colocando nossa vontade em querer fazê-lo e, não porque somos obrigados, porque não temos outra saída, mas acolhê-lo, dizendo a nós mesmos: “Escolho fazer isto agora”, percebemos que logo emanam do coração paz e serenidade. A segunda situação é colocar prazer na vida e em tudo o que fazemos. Sentir prazer em qualquer atividade. Quando a fazemos, devemos estar por inteiro, totalmente presentes, despertos em toda ação que fizermos, sem perder o foco de nosso objetivo de vida!
E a terceira situação é o entusiasmo. A palavra entusiasmo vem do grego, “en” e “theos” (Em Deus). Com entusiasmo descobrimos que a força vem do próprio Deus em nós! É como o sol que ilumina no momento de mais luz, ao meio-dia. Neste momento a sombra desaparece, ou melhor, fica debaixo dos pés, não se projetando sobre os outros e também ninguém consegue pisar na sombra dessa pessoa, uma pessoa harmonizada consigo mesma, com os outros e com a natureza, e que está totalmente centrada em Deus. A luz de Deus, com o sol a pino, cai sobre a pessoa, iluminando-a totalmente. Assim, ninguém consegue colocar-se na sombra dessa pessoa.
Dizia Santa Madre Paulina, fundadora da congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição: “A Vontade de Deus é meu paraíso”, isto é, minha alegria. “Embora venham ventos contrários, nunca desanimeis!”. Santa Paulina nunca perdeu o foco de seu ideal: “Tornar Jesus conhecido, amado e adorado por todos em todo mundo”!
A outra fonte podemos chamá-la se sombra. É a fonte da qual emanam nossos pensamentos de medo, de ciúmes, de raiva, de ódio, de inveja, de preguiça, de ganância, de compulsão etc. etc. Nesta fonte guardamos os registros negativos, os traumas as lembranças não boas.
“Pelos frutos conhecereis a árvore” (Mt 7,16). A energia que emana dessa fonte é tóxica; nosso organismo adoece. Logo percebemos um cansaço grande, falta de alegria, de bom humor, sentimos um estresse... Podemos ver em nosso corpo o reflexo de nossa mente! Quantas doenças degenerativas são fruto da tensão, da ansiedade, da raiva, da ganância, das mágoas que guardamos. Mesmo o câncer, doenças cardíacas, hipertensão, tireodismo, etc. São alimentadas nesta fonte. Nossa mente mente, mas nosso corpo diz a verdade. Olhando para nosso corpo, podemos perceber nossa “verdade”.
Um exemplo muito simples: uma forma de bolo foi colocada na pia, cheia de água para amolecer e poder ser lavada com mais facilidade. Depois de várias horas, alguém vai para a pia, lava sua xícara, sai e nem vê a forma que fica lá. Você chega para lavar seu prato e percebe a forma que está esperando para ser lavada. Você pode ter três saídas: primeira, fazer como a pessoa que colocou a forma ali, e agora fez de conta que não viu, e também deixá-la ali. Segunda saída: lavar, resmungando... Terceira: decidir lavar a forma com prazer e entusiasmo! Qual a fonte que alimentou cada ação? Durante toda a vida, nunca podemos desfazer-nos da nossa própria sombra, mas também só podemos vê-la, senti-la e identificá-la quando estamos iluminados. E a sombra só tem poder sobre nós quando perdemos nosso foco, nosso propósito de vida! Ao sair de casa durante uma noite escura, não existe sombra, porque não há luz. Só há sombra quando há luz. “Vós sois a luz do mundo”, diz Jesus!(Mt 5,14).
Alimentar-nos de luz é, em primeiro lugar, alimentar-nos da essência do Criador, da essência divina. Como?
  • Pela oração, mergulhando em Deus como o peixe mergulha na água. Deixar-nos possuir por seu Espírito. “Quando vocês rezarem, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por causa do seu palavreado. Não sejam como eles, pois o Pai de vocês sabe do que é que vocês precisam, ainda antes que façam o pedido!” (Mt 6,7-8).
  • Pela contemplação, bebendo da palavra de Deus a cada dia; estando despertos para contemplar as pequenas coisas. O colorido de uma flor, por exemplo; o cantar de um passarinho; as gotas de orvalho nas pétalas de uma rosa; o sorriso de uma criança ou as rugas no rosto de um idoso; o silêncio no trabalho ininterrupto de nossos órgãos internos; o pulsar de coração... Só uma pessoa harmonizada com sua essência, como o Espírito Santo em seu íntimo, pode contemplar e sentir prazer com pulsar da vida ao seu redor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário