quinta-feira, 10 de maio de 2012

O mito de Enki X Livro de Genesis


A própria bíblia diz que Abraão veio de Ur, cidade da Babilônia. Então é natural que os primeiros livros da bíblia tenham sido copiados dos Babilônicos, os quais por sua vez copiaram dos Sumérios.


O deus Enki aparece sentado à direta com água saindo dos ombros.

O mito sumério (6500 AC) diz que enquanto Enki, deus da água, dormia no fundo do primeiro oceano, ele não podia ouvir o choro dos deuses que reclamavam da dificuldade de cultivar o trigo e fazer pão. A deusa Nammu levou as lágrimas dos deuses para Enki, que era também considerado o deus da sabedoria, esperando que ele tivesse uma idéia para solucionar a dificuldade dos deuses. Então Enki sugeriu que Nammu e Ninmah usassem barro para fazer os primeiros homens, que teriam que trabalhar para que os deuses pudessem relaxar. Essa historinha é muito reveladora, pois demonstra qual era a mentalidade dos primeiros inventores de religião. Da mesma forma que seus deuses, os sacerdotes podiam ficar "rezando" enquanto o povão trabalhava na lavoura.

A versão Babilônica do mito (5000 AC) diz que havia seis gerações de deuses (Deus trabalhou seis dias) que criaram o mundo, as divindades Anunaki. Na sétima geração de deuses, os deuses jovens (chamados Shappatu, ou em hebraico Shabbath) se recusaram a trabalhar na criação do mundo (Deus descansou no sétimo dia). O deus Abzu, das águas, ameaçou roubar a criação do mundo com um dilúvio, mas Enki evitou o perigo prendendo Abzu debaixo da terra (o demônio no inferno). Kingu, filho de Abzu, avisou sua mãe, a serpente Tiamat, que Abzu estava preso, e com raiva ela ameaçou tomar a criação do mundo para ela. Os deuses se aterrorizaram, mas Enlil a venceu matando-a com as flechas do seu vento. Marduk, filho de Enki tomou da serpente morta Tiamat a Tábua do Destino (o fruto da árvore do conhecimento). Mas o problema da "greve" dos deuses Shappatu continua. Enki então propõe aos deuses criar a humanidade para serem seus servos e dê aos humanos a missão de continuar trabalhando na criação do mundo. Eles concordam e Enki cria a humanidade à partir da terra vermelha (Adamah em hebraico, Adão), misturada com o sangue vermelho do deus Kingu, morto por ter avisado Tiamat. Enlil, deus do vento, encheu os pulmões dos humanos com ar (ruach em hebraico, pneuma em grego e spiritus em latim) e assim os humanos ganharam vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário