sábado, 19 de maio de 2012

Não! Nós NÃO viemos do macaco!

Uma das assertivas repetidas à exaustão pelos cristãos é a afirmação de que não viemos dos macacos. E isso está absolutamente…………CERTO!
Ora, mas quem disse que “viemos dos macacos”?!?!?! Sim, porque não foi a Teoria da Evolução. Quando um religioso chega, cheio de marra e relinchando que “não possui cauda”, “que seu pai não era um macaco”, tenho a imediata certeza que ele NUNCA leu, o mínimo que fosse, sobre Teoria da Evolução. Nem no segundo grau, se o tiver…
Não pretendo abordar o assunto de forma minuciosa, pois não sou biólogo. No entanto, cumpre deslindar o básico. Até para que o religioso mais fanático, não passe a vergonha que costuma passar.
Em primeiro lugar, que fique claro que: o termo “evolucionismo” NÃO EXISTE! Esse termo foi criado por “criacionistas”, gente que não sabe distinguir “melancolia profunda de melancia na bunda”.
Você por acaso chama a Teoria da Gravidade de “gravitacionismo”? Você costuma chamar Teoria da Relatividade de “Relativismo”? Não?! Ah….
Outro erro muito comum é afirmar que a “Teoria da Evolução” é apenas uma teoria. Tal equívoco ocorre porque, para a ciência, a palavra teoria possui um sentido TOTALMENTE distinto do que usamos em nosso cotidiano, quer seja de hipótese ou opinião.
Para a ciência, a denominação de teoria é algo muito mais sério. No meio científico a palavra teoria significa o conjunto indissociável dos dois subconjuntos: o subconjunto de fatos naturais, evidências necessariamente verificáveis, mas, ao contrário do que muitos pensam, não obrigatoriamente reprodutíveis, e um subconjunto de hipóteses científicas adequadas à descrição destes fatos, de idéias necessariamente falseáveis, testáveis (e testadas) frente às evidências e que, junto àquele, dão corpo ao conceito de teoria científica”. A teoria na ciência é algo PROVADO. É algo sustentado com evidências e, no caso da Evolução, existem toneladas delas. Cumpre ressaltar que, a Teoria de Evolução é 100% compatível com o seqüenciamento de DNA.
Que fique claro, se você “acha” que a Teoria da Evolução é apenas uma teoria é porque você não a entendeu ou não leu o suficiente sobre a mesma.
Quanto aos macacos, aprendam de uma vez: a Teoria da Evolução NÃO afirma que viemos dos macacos, mas sim que possuímos um ancestral em comum.
Se você chama todos os primatas, sejam eles; gorilas, chimpanzés, orangotangos de macacos, então você não veio do macaco, VOCÊ É UM MACACO! Vejam o vídeo no final do texto para não cometerem o sempre mesmo erro.
Outro equívoco grave e freqüente no néscio meio religioso é confundir, Teoria da Evolução, com origem da vida e com origem do universo.
Gente, não existe relação de uma coisa com outra! Isso é básico. As matérias são totalmente distintas.
Teoria da Evolução cuida somente da mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. É matéria da biologia.

Aorigem da vida é matéria de estudo da química.

Aorigem do universo é matéria de estudo da cosmologia.
Existem muitos religiosos que aceitam a Teoria da Evolução, vez que a mesma não exclui a crença no divino. Voudar o exemplo de um famoso religioso que a acolheu: O PAPA!
É claro que se você adota Adão e Eva como fato, fica difícil aceitar a Evolução. Bom, mas aí o seu caso é de internação e não de falta de leitura, sejamos honestos.
Outra estúpida acpeção cristã é aduzir que os fósseis que comprovariam a transição de um estágio evolutivo para outro,não foram apresentados.
Uma completa tolice, vez que os fósseis que já foram encontrados SÃO os estágios evolutivos. A evolução leva milhões de anos para acontecer e se desenvolver.
Quando de forma ignorante, perguntam por que ainda existem macacos se viemos dos macacos, a pergunta incorre em dois erros e não apenas em um. Como já foi esclarecido, não viemos dos macacos, possuímos um ancestral em comum, mas para ilustrar a estultice que é a pergunta, podemos questionar de volta: “ora por que ainda existem europeus, se “viemos” dos europeus?”
Milhares de fósseis já foram apresentados e se encontram ao redor do mundo inteiro expostos em centenas de museus. Se mais não são apresentados, é porque não “dão” em árvores! Não existe um “pé de fossil”.
Ao contrário do que aduz a patética fábula bíblica, o mundo não tem apenas 6.000 anos, mas sim 4,5 bilhões de anos. Se houver interesse em saber como essas datações são feitas, procurem ler a respeito de “métodos de datação fóssil” para os fósseis e  “datação absoluta”, “datação relativa” onde se utiliza radiação para se obter a idade da terra.
Bom, vou ajudar aqui ao evangélico que sempre ouviu isso do seu pastor, mas nunca entendeu; vez que quase nenhum lê a Bíblia (isso normalmente é feito pelos ateus). Então conte comigo abaixo, ok? É simples, a conta é de somar, até os evangélicos conseguem…
Da criação até o dilúvio – 1656 anos
Do dilúvio até Abraão – 292 anos
Do nascimento de Abraão até o êxodo do Egito – 503 anos
Do êxodo até a construção do templo – 481 anos
Do templo até ao cativeiro – 414 anos
Do cativeiro até ao nascimento de Cristo – 614 anos
Do nascimento de Cristo atéos tempos do Arcebispo Ussher – 1650 anos
Total = 5610 anos
Caridosamente arredondei para 6000.

Os cálculos são todos fornecidos ao longo da bíblia! Leiam lá em Genesis, é bem divertido, riso garantido.
Sendo assim cristãos, entendam que todas as vezes em que aduzirem a esses assuntos utilizando a Bíblia, estarão fazendo papel de tolos e serão motivo de chacotas pelo resto da população. Vocês não querem isso…ou querem?
Ótimo, então estudem um pouco. Abram livros seculares, façam suas pesquisas, não acreditem naquela figura carismática no alto do púlpito. PENSEM POR VOCÊS!
Mas o mais importante é que vocês entendam que ao contrário da religião, a ciência é humilde. A ciência não arroga que tudo sabe. A ciência NÃO explica tudo e é honesta em admitir isso. O que os cristãos precisam saber é que, o fato de a ciência não explicar, não impende na admissão que a resposta é deus.
O nome disso é falácia do argumento “ad ignorantiam”. Ou seja, “se a ciência não explica então só pode ser deus”. Não amigo você ainda precisa DEMONSTRAR que a alternativa verdadeira é deus. E isso não se faz com pregação ou com a Bíblia, isso se faz com evidências.
Victor Hugo, poeta, dramaturgo e políticofrancês do século XIX, uma vez disse: “em toda vila há uma chama – um professor; e um extintor – um padre”. Sendo assim, não permitam que sua sede de conhecimento seja apagada. Não aceitem sem questionar. Face a melhor argumentação, face a evidências, mude a sua opinião, redirecione sua vida. Entenda de uma vez que, o grande perigo da religião não é te fornecer as respostas erradas, mas te desencorajar a fazer as perguntas certas.
                                               Humberto P. Charles

Nenhum comentário:

Postar um comentário