sexta-feira, 25 de maio de 2012

DEMOCRACIA SEGUNDO A FILOSOFIA



Hoje temos junto ao meio social, uma moral fundamentalista onde os grandes “falcões” se vangloriam das rezas e da forjada realidade onde todos alienam todos, com seus discursos de bom herói. Hoje os pensadores, amantes da sabedoria, são reféns do que chamamos de poder absoluto; mas como temos um poder absoluto se nós, sociedade ocidental, vivemos numa democracia plena como todos sempre dizem? Forjamos muitas coisas que queremos forjar, muito mais que pensamos forjamos para nos enganar, para nos sentir aceitos no mundo hoje forjado de falsos heróis.

Vimos que a priori, é aceita com naturalidades não muito naturais, como se os meios justificassem os fins como diria Maquiavel. Mas hoje sabemos que a mídia sistematiza tudo, se apóia um governo, ou se tem alguma divida com ele logo lança apoio e estatísticas para bem dizer do governo; mas digo eu, o único intuito de se fazer valer no mundo democrático que não admite idéias absolutistas que só resolverão com um só governante. No fundo todos os governos usam a maquina que Hitler usou, a propaganda para dizer que seu governo esta nos “moldes” de um governo popular e racional. Não é de maneira nenhuma, uma visão verdadeira desse governo, sempre escondendo algo, falhas que não poderiam ser admitidas.

O que podemos ver, são governos democráticos se valendo de heróis de seu próprio país ou do mundo; como hoje podemos ver o governo norte-americano se valer de suas armas e sua autotecnologia para impor seu apresso democrático, como se o mundo tem que obter a tal “liberdade” para viver feliz, destruindo paises alheios como se fossem meros brinquedos em sua mão. Hoje temos o exemplo iraquiano, foi imposta uma democracia indesejada, pois a cultura lá foi arraigada de reis e governantes totalitário por cinco mil anos, faz já parte de sua cultura. Portanto, a grande “Águia”, impôs sua política mais uma vez, assim sua hegemonia esta sendo inserida goela a baixo por eles e pelo mundo, mas vários segmentos europeu e vários outros, apóiam as intervenções militares americanas como se fizessem um ato de heroísmo. Assassinato, estupros e matanças de crianças são atos heróicos? Se for vivo em um outro mundo que um ato heróico é regido de respeito ao semelhante, sempre sua cultura não ser mexida. Mas não vimos assim a política da grande “águia”, pois ela impõe ao povos sua ideologias. Não falo de seu governo, propriamente George Bush, mas de seu povo que o aceitou e aceita um modo hipócrita de moralismo religioso que impede o progresso humano; liberdade sem um segmento completamente moralista que castra qualquer pensamento se castramos não se trata de liberdade.

Pior do que usarmos imagens santas para impor nossas vontades, ter como claro, os anseios de um povo e sua gente; ainda sim, me porto como se o mundo fosse meu, impondo uma política imperialista e tendo interesses sob um país e seu povo por causa de seu tesouro negro, matando e abrindo caminho não importando o que possa acontecer com eles. Isso é liberdade democrática? O que seria verdadeiramente no mundo a tal democracia hoje? Penso ser difícil definir um ponto democrático contemporâneo, já que no século XX tiveram tantas ditaduras e tão pouco tempo de democracias que o ser humano não acostumou com seu direito a falar e exigir seus direitos e também saber de seus deveres.

Hoje a democracia atende muito mais aos interesses capitalistas do que ao interesse da massa, pois nunca foi e talvez nunca será desenvolvido um sistema totalmente igualitário; nunca em nenhum momento na historia da humanidade, foi declarada qualquer imposição a favor de todos. Mesmo na Grécia onde todos os cidadãos tinham direitos a palavra havia imposição de as mulheres e os escravos não votavam, isso era restrições para não ter a maioria com direitos. Muitas leis que após tirou o poder do cidadão, tiveram o homem por si anulado e criando uma espécie de rebanho, com o império romano e após pela igreja romana; mas até em meados do século XVII quando se deu a Revolução francesa, tudo era levado ao absolutismo; a volta da chamada democracia, se veio em meados do século XX quando se tinha que inventar um modo de entreter sonhos. Os capitalistas industriais tinham que por algo para todos se sentirem livres, então começaram a apoiar as repúblicas, que fariam ganhar operários e consumidores. Assim se fez a lei Áurea e a Programação da República, pois não se podia admitir a Inglaterra vender coisas para nosso país e não ter a quem vender.

Muitas coisas vêm enraizadas do passado, seja de modo religioso ou político, não são meras imposições e sim, coisas que ficaram sob nosso subconsciente. A séculos nossos heróis são arraigados de atos corajosos, como vimos na guerra de Tróia, onde havia Aquiles, o herói perfeito que era protegido pelos deuses empunha suas armas para defender seu reino, ou a honra dele. Muitos outros imperadores tomaram seu exemplo, como conquistar reinos e tomar tesouros. Quantos Aquiles tivemos nesses séculos? Heróis que eram contra tudo, eram a favor somente de seus povos ou de seus interesses?

Vimos que o dito país “democrático”, não passa de balela, falácias desumanas que regem o ser humano dês de quando ele descobriu o poder e o ouro; ninguém pode mais fazer o que deseja. Deus é regido pelo poder humano, hora a favor daquilo, hora contra aquilo outro, assim até nossa espiritualidade é mandada. Os católicos pensam ser Jesus o deus, os muçulmanos Maomé era o escolhido; fundamentam a força geradora em algo que não se pode saber se é verdade ou não, Nietzsche já dizia que não há verdade absolutas e nem fatos eternos. Liberdade não é acharmos que fazemos o que queremos, mas deixar as ilusões e ver alem, ter consigo sua verdade e seu modo de ver; o que causa as guerras são aqueles que querem obrigar o outro a ser de seu modo, ter sua ideologia. O que é bom para si nem sempre é para o outro; se rezo pra Jesus o outro reza para Maomé, pois um acredita no seu redentor, como os judeus reverenciam Moisés. O que tem isso a liberdade? O que seria para cada um fundamentar dentro de seu intimo, dentro de sua capacidade emocional e ideológica que cada um contem?

Hoje acreditamos muito mais no “Matrix”, onde são criadas ilusões computadorizadas ou em Impérios sem direito a sermos defendidos por Jedis; mas tudo isso poderia ser irrelevantes se não fosse um pingo de verdade nesses filmes. Daqui a pouco, seremos vigiados por “Grandes irmãos” que vão nos punir com seus “Exterminadores”. Ou mesmo nos fabricarmos para um “Admirável Mundo Novo” que seremos cada um, a saber, algo especifico, sempre programar e administrar onde se deseja. Nesse mundo onde nossos destinos são regidos por Imperialistas, Dark Vader Bush, que com seu pensamento pode matar nações inteiras, ou visões distorcidas de uma sociedade doente, visões unilaterais e mundos que não existem de verdade; não estou falando em missões de “Rambos” que querem defender uma nação em falência e redigir o que resta de ser humano. Se isso é liberdade, não quero para mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário