segunda-feira, 26 de março de 2012

Contradições bíblicas - Parte lll




Os estudiosos calcularam que a Bíblia contém milhares de contradições explícitas ou implícitas. Apresento aqui algumas das contradições que me deixam confuso, as quais nunca pude harmonizar.



Nazareno

Os profetas teriam dito que Jesus seria chamado o Nazareno (Mateus 02:23). Esta profecia não existe no Antigo Testamento. A cidade de Nazaré também só veio a existir séculos mais tarde. Os nazarenos eram uma seita e, junto com ebionitas e essênios, foram extintos pelos paulinistas, a quem hoje chamamos cristãos.




Ira Divina

A ira de Deus é eterna (Jeremias 17:04).

Não é (Jeremias 03:12).




Necromancia

Em Levítico 20:27 proíbe-se o contacto com os espíritos ( “O homem ou mulher que pratica a necromancia ou adivinhação, é réu de morte. Será apedrejado, e o seu sangue cairá sobre eles”).

Mas em 1 Samuel 28:05-28, o rei Saul consulta uma necromante, que lhe faz aparecer o falecido profeta Samuel.




Os 10 Mandamentos

Os mandamentos das primeiras tábuas da Lei, que Moisés quebrou (Êxodo 20), são diferentes dos das novas tábuas (Êxodo 34).

E os 10 mandamentos da Igreja Católica são uma seleção das duas versões, sendo que, até a primeira metade do século XX, o sexto mandamento era “Não cometerás adultério” e não “Não pecarás contra a castidade”.

Na verdade, não são 10 os mandamentos, são centenas, indo de preceitos religiosos a detalhes sobre vestimentas, rituais e culinária.




Nabucodonosor

Em Ezequiel 26 se profetiza que a cidade de Tiro será completamente destruída por Nabucodonosor, coberta pelo mar e nunca mais será reconstruída ou encontrada. Em Ezequiel 29:18, entretanto, ele admite que Nabucodonosor fracassou. Na verdade, Nabucodonosor conquistou os arredores de Tiro mas não a ilha, sua parte central. Tiro foi finalmente conquistada por Alexandre o Grande mas não desapareceu. Foi reconstruída e existe até hoje.

O mar não a cobriu, pelo contrário, hoje a ilha está ligada ao continente. Em Ezequiel 30 se profetiza que, em recompensa pelo esforço (inútil) com Tiro, o Egito seria dado a Nabucodonosor, que o destruiria. Isto também não ocorreu.




Fuga para o Egito

Mateus 02: 13-23 diz que Jesus foi levado para o Egito para não ser morto por Herodes e, depois da morte deste, por medo de seu sucessor, foi viver em Nazaré, na Galiléia.

Lucas 02:21-22 diz que foram diretamente a Jerusalém assim que terminaram os 40 dias do resguardo de Maria, sem mencionar Herodes e a fuga, e só então foram para Nazaré.




Nascimento

Segundo Mateus, Jesus nasceu quando Herodes ainda vivia.

Segundo Lucas, quando Cirênio (Quirino) era governador da Síria, mas sua nomeação só ocorreu 10 anos depois da morte de Herodes.




Família

Mateus 19:19 diz “Honra teu pai e tua mãe”.

Mateus 19:29 diz “Quem deixar seu pai e sua mãe terá a vida eterna”.




Santíssima Trindade

Jesus é igual ao pai (João 10:30).

É inferior (João 14:28).

Não conhece os segredos do pai (Marcos 13:32).

Aliás, como fica o dogma da Santíssima Trindade, depois disto?




Assírios

Miquéias 05:02-15 diz que os assírios conquistariam Judá e que o Messias mais tarde a libertaria, submetendo o resto do mundo aos hebreus.

Mas os assírios nunca entraram em Judá e já não mais existiam na época em que Jesus supostamente viveu. De qualquer modo, Jesus não libertou os judeus, pelo contrário, eles foram derrotados e espalhados pelo mundo.




Bebida

Deram vinagre a Jesus (João 19:29-30), Jesus bebeu;

vinho com fel (Mateus 27:34), provou e não bebeu;

ou vinho com mirra (Marcos 15:23), recusou.




Eu vô! Num vô!

Javé disse a Balaão que não fosse com os chefes de Moab (Números 22:12).

Logo em seguida, mudou de idéia (Números 22:20) e o mandou partir.

Entretanto, quando Balaão partiu, ficou furioso (22:22).




Holocausto

Javé mandou sacrificar animais em holocausto (Êxodo 29:16-18).

Nunca deu esta ordem (Jeremias 07:21-23).




Mito da criação

O homem foi criado depois dos animais (Gênesis 01:25-27).

Foi criado antes (Gênesis 02: 18-19).


Fonte:http://ateusdobrasil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário