terça-feira, 7 de junho de 2011

História da sexta-feira 13

A palavra “superstição” (atribuída à 6ª feira treze) designa o “excesso” ou o que deriva de épocas que remontam ao passado. Portanto, a superstição está ligada ao que está fora da atualidade, ao que é antigo, velho e próprio do passado, muitas vezes é a projeção de medos e desejos arcaicos ou ancestrais que continuam vivos na sociedade atual, independentemente das culturas e origens dos povos. Todos os seres humanos sentem desejo de segurança e medo de não conseguirem controlar o mundo em que vivem. Superstição deriva do vocábulo latim susperstitio, o qual, na linguagem religiosa romana significa o que diz respeito aos rituais populares e antigos que extravasam as regras da religião vigente e oficializada.
Tradicionalmente a sexta feira treze é considerada um dia de azar, que atrai má sorte e maus presságios. O número treze é uma espécie de número do azar, enquanto o número doze é o número completo. Esta plenitude atribuída ao número 12 está expressa nos doze apóstolos de Jesus Cristo, doze meses de cada ano, 12 passas comidas à meia noite do primeiro dia do ano para dar sorte e para pedir 12 desejos, 12 tribos de Israel, 12 signos do horóscopo, uma dúzia de ovos, 12 horas destinadas a cada ciclo natural do dia. Paralelamente, o número treze está carregado de simbologia negativa, é um número irregular, é um símbolo de azar e má sorte. Se observarmos o quadro A Última Ceia ou Santa Ceia, Jesus Cristo aparece no centro, rodeado pelos seus 12 discípulos, vemos que esta obra de arte faz alusão ao azar, nela surge sal derramado sobre a mesa diante da figura de Judas. O sal tem sido alvo de muitas superstições, os soldados romanos eram pagos em sal (de onde vem a palavra salário, a qual tem origem na palavra latina salarium) e o sal era muito valioso para estes porque servia para conservar a comida. Assim, derramar sal era mau presságio porque equivalia a desperdiçar um bem de muito valor. Ainda na Última Ceia, pintada por Leonardo Da Vinci, estão 13 pessoas sentadas à mesa. O 13º apóstolo é Judas Iscariotes e o Demônio terá incorporado no corpo dele realizando a célebre traição a Jesus Cristo. Portanto, duas das pessoas que estavam presentes nessa mesa com treze elementos faleceram depois em mortes marcadas pela tragédia. Jesus foi crucificado e, segundo alguns relatos, Judas Iscariotes ter-se-á suicidado. Aliás, também se especula que o dia da morte de Jesus Cristo tenha calhado a uma sexta feira 13. No calendário judaico a Páscoa celebra-se no dia catorze do mês de Nissan. Podemos observar então porque as pessoas costumam temer a sexta-feira treze, sexta-feira é o dia da crucificação de Jesus Cristo, treze é o dia do infortúnio. Há ainda outro motivo religioso para sentir medo da sexta-feira: Adão e Eva terão ingerido a maça ou fruto proibido em uma sexta feira. O número treze pode despertar em algumas pessoas uma fobia, designada por triscaidecafobia. A fobia da sexta feira 13 também tem duas designações específicas: frigatriscaidecafobia ou parascavedecatriafobia. A sexta-feira treze é um dia tão amaldiçoado e tido como atrativo do infortunio e mau agouro que os marinheiros ingleses evitam zarpar seus barcos na 6ª feira. Nos camarotes de teatro muitas vezes o nº treze é omitido ou inexistente e o mesmo se passa com os quartos de hotel e até com os próprios prédios e respetivos elevadores.
Contudo, para além da Última Ceia de Cristo há outras versões sobre a ligação entre a sexta-feira 13 e o azar. Reza a história que foi também numa sexta feira treze (dia treze de Outubro do ano de 1307) que o Rei francês, Filipe IV, cujo cognome foi o Belo, declarou a ilegalidade da Ordem dos Templários e os membros desta ordem foram perseguidos, torturados, presos e executados, sendo acusados de serem hereges.
A mitologia nórdica também faz alusão à superstição em torno da sexta feira 13. Segundo a lenda, 12 deuses receberam convites para um banquete. Mas nesse jantar apareceu uma décima terceira pessoa que não foi convidada: o espírito do mal cujo nome era Loki. Consta que Loki assassinou o preferido dos deuses: Balder. Portanto, este mito pode ter originado a superstição de que um jantar com 13 pessoas é um jantar amaldiçoado, inclusive os faqueiros e os conjuntos de loiça costumam conter uma dúzia de talheres, pratos, copos ou chávenas.
Há ainda uma outra versão para a crendice na sexta feira 13 como um dia de azar e de infortúnio. Na mitologia escandinava existia uma deusa chamada Friga que era a deusa da beleza e do amor (equivalente a Vénus para os romanos ou a Afrodite para os gregos). Mas essa deusa foi transfigurada em bruxa na altura em que as tribos alemãs e nórdicas se tornaram cristãs. Para se vingar, esta deusa convertida em bruxa dedicou as sextas-feiras à realização de reuniões com mais onze bruxas e o diabo ou demonio e essas reuniões serviriam para que os treze se ocupassem em infernizar, amaldiçoar e lançar pragas e devastações sobre os seres humanos. Ora, segundo esta versão o nome Friga originou o termo frigadag que quer dizer sexta-feira. Esta lenda ter-se-á propagado pelo continente europeu e dado origem ao temor pela sexta feira treze. Consta que a superstição com a sexta 13 teria sido mencionada em várias culturas bem antes do nascimento de Jesus Cristo. O certo é que no Tarô a carta 13 simboliza a morte.
Ficam aqui algumas acontecimentos históricos atribuídos à sexta feira 13:
O dilúvio relatado no Antigo Testamento, assim como na Bíblia judaica, a Tora, terá ocorrido numa sexta-feira;
Mu, um Continente perdido e lendário, tal como a Atlântida, terá entrado em cataclismo numa sexta treze. Esse Continente seria abundante em ouro, cobre e prata e faria parte das lendas das civilizações que ocupavam a América do Sul e foram nossas ancestrais;
Numa sexta feira dia 13 aconteceu, em 1939, o pior incêndio florestal da Austrália, no qual muitos kms de floresta foram devastados e morreram cerca de setenta e uma pessoas;
No dia 13 de Dezembro do ano de 1968 foi decretado o AI-5 pelo governo militar brasileiro. Foram então retirados direitos e garantias importantes para os cidadãos. Foi declarado estado de sitio no Brasil e os militares ganharam poder para fechar o Congresso;
Numa 6ª feita treze do ano de 1972 caiu um avião que transportava a equipe uruguaia de rugbi. Este acidente deu origem ao filme Alive, editado em 1993.
Reza a lenda que, apesar de os marinheiros serem supersticiosos em relação às sextas feiras, no século dezoito a Marinha Britânica terá confiado um navio cujo nome seria H.M.S. Friday (6ª na língua inglesa) cujo objetivo era acabar com a crendice na maldição de sexta-feira. O H.M.S Friday terá desembarcado com o comandante James Friday numa manhã de 6ª e terá desaparecido para todo o sempre.
No continente europeu e nalgumas zonas do continente americano uma parte significativa do povo revela comportamentos pouco habituais aquando das sextas feiras treze. Nesse dia algumas pessoas recusam-se a entrar em aviões, em navios, ou até mesmo a trabalhar. Não é um dia escolhido para dar festas, para se candidatar a empregos, para se casar ou para se começar novos projetos. Chegou-se à conclusão que nos E.U.A. 8 por cento da população sobre de fobia da 6ª feira treze, sendo essa fobia designada de parasquavedequatriafobia.
Em Portugal, como em outros países, a sexta-feira 13 é celebrada em muitas localidades e chamada de dia das bruxas. Por exemplo, no castelo de Montalegre, em Trás-os-Montes, costuma-se fazer uma festa importante onde estão presentes os bruxos e bruxas, a feitiçaria, teatro dedicado ao tema e uma célebre queimada. Noutras vilas as pessoas reúnem-se à volta da fogueira na 6ª treze e na cidade de Leiria as mulheres se reúnem e os homens ficam em casa.
No Brasil, o dia do beijo é celebrado a 13 de Abril e já tem calhado a 6ª feira 13 sem que isso diminua a vontade de festejar e de comemorar o amor no Brasil.
Há ainda um filme chamado sexta-feira 13 que aborda este dia amaldiçoado e marcado pelo terror no imaginário coletivo. O filme sexta-feira treze é um filme de suspense e relata a história de Jason, um garoto que morreu (treze de Junho se 1957) por afogamento em um lago, sem que seu corpo tenha sido encontrado, devido ao fato de os responsáveis por essa criança não estarem atentos. A mãe do garoto decidiu se vingar e foi matando todos os conselheiros, num acampamento em Cristal Lake, que haviam sido responsáveis pela falta de vigilância de seu filho que morreu afogado. Porém, um desses conselheiros matou a mãe do garoto, mas aconteceu que o tal garoto não estava morto e apareceu anos mais tarde para vingar quem matou sua mamãe. Jason morreu em 1996 quando sua irmã o matou com um punhal sagrado que espetou em seu corpo.
No entanto, o número treze não tem apenas um significado pessimista e negativo. Em várias regiões e mesmo em nações cristãs, o número treze é considerado número de sorte. O argumento que sustenta esta teoria fundamenta-se no fato de o número 13 ser considerado um nº semelhante ao 4 (igual a 1+3) e a este algarismo estão associadas a sorte e a prosperidade. O número 13 é apreciado na Índia e dotado de um significado místico e religioso, 13 estátuas do Buda costumam constar dos pagodes hindus. O algarismo treze era considerado como santo pelos mexicanos primitivos, os quais costumavam venerar 13 cabras sagradas. Na grande nação chinesa, no Império do Meio, China, frequentemente o número 13 está à frente dos dísticos místicos presentes nos templos. No E.U.A., um país maioritariamente cristão, o algarismo treze é apreciado porque os primeiros Estados norte-americanos eram 13, a águia, símbolo dos Estados Unidos, tem 13 penas em cada uma de suas asas e o lema latino dos Estados Unidos da América é formado por treze letras: E pluribus unum, ou seja, com muitos se faz um só.
Algumas bruxas (como a conhecida bruxa Tânia, uma escritora brasileira famosa) e especialistas em ciências ocultas e esotéricas afirmam que anos raros como 2011, com várias sexta-feiras treze no mesmo ano, são anos de sorte e prosperidade. Se analisarmos os anos em termos de luas ou segundo o calendário lunar, constataremos que cada ano tem 13 lunações. Ora, como as bruxas veneram a natureza e a lua, o número 13 é especial para elas, pois o treze está associado a um ciclo lunar completo. Se observarmos o mito escandinavo de Friga, anteriormente mencionado, verificamos que a sexta-feira 13 está ligada ao amor, pois Friga era a deusa da beleza e do amor, simbolizando o mesmo que Afrodite para os gregos ou Vénus para os romanos, a qual foi transformada em bruxa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário